5 de out de 2012

TPM: 4 mitos e 3 verdades



1. Toda mulher tem e os sintomas são sempre os mesmos
Mito. Nem todo mundo tem TPM. Segundo os médicos, uma em cada três mulheres sofrem muito antes de menstruar. E como há mais de 150 sintomas diferentes, não dá para falar que todo mundo sofre do mesmo jeito. Tem gente que fica com dor de estômago, gente que fica enjoada, com dor nos seios… A dica é ficar atenta ao seu corpo pra ver como é a TPM para você. E se achar que ela anda pesada, procure a ajuda de um ginecologista.

2. É normal seu humor mudar antes de menstruar
Verdade.  Os hormônios estão mexendo com o seu corpo. Por isso, não se espante se, do nada, você brigar com seu melhor amigo ou discutir feio com a sua mãe. Pra evitar problemas, tente ficar na sua nesses dias e não tome nenhuma grande decisão (terminar um namoro, fazer um intercâmbio…) até essa fase passar.

3. Não há mudanças de peso nesse período
Mito. Muitas garotas retêm mais líquido nesses dias, o que pode render até um quilo a mais na balança. Mas calma que ele vai embora logo que a menstruação descer! Uma drenagem linfática pode ajudar a aliviar o inchaço. Também evite comer alimentos muitos salgados, pois o sal faz com que o organismo retenha mais líquido.

4. Fazer ginástica pouco antes de ficar menstruada faz mal
Mito. Na verdade, mexer o corpo vai te ajudar a relaxar. E isso é especialmente importante para meninas que reclamam de dores no corpo na TPM. Aliás, segundo os médicos, fazer ginástica regularmente é um dos jeitos de prevenir a TPM e até a cólica, que pode aparecer quando a menstruação descer.

5. Você perde o apetite
Mito. Ficar ansiosa é um dos sintomas da TPM e, com ele, vem a vontade de comer mais, especialmente chocolates. E o mais engraçado é que até tem uma explicação para isso: o doce estimula a produção de serotonina, que dá a sensação de bem-estar. Não seja tão dura consigo mesmo e se permita comer um docinho. Melhor comer um bombom logo que der vontade do que ficar se segurando e devorar uma barra logo depois.

6. É bom evitar café e Coca-Cola
Verdade. Essas bebidas têm cafeína e só vão deixá-la mais ligada. Nesses dias, beba mais sucos, água de coco e água.

7. Se estou estressada e comendo mal, a chance de ter uma TPM aumenta
Verdade. Segundo os médicos, quem anda muito nervosa por causa de uma prova ou do vestibular e ainda come muita porcaria, tem mais chances de sofrer um pouco mais antes de menstruar. Por isso, se cuidar sempre, tanto da cabeça quanto do que come, é a melhor forma de ficar menstruada numa boa.

Ficou com mais alguma dúvida ainda? Só avisar!
Beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário